4 Erros comuns na gestão de frotas 

A gestão de frotas é um processo repleto de ações e práticas que visam manter a ordem e organização dos veículos utilizados na empresa. Dentro desse serviço, além do gerenciamento de aquisição de modelos, os responsáveis devem se preocupar com algumas outras práticas.  

Entre elas, as manutenções, rastreamento dos carros e alocação dos veículos são algumas das principais demandas. Além disso, mesmo que muitas pessoas não parem para pensar nisso, a gestão de frotas inclui os motoristas. Ou seja, formações e treinamentos, bem como gerenciamento de riscos também fazem parte do trabalho. 

Podemos dizer que, a gestão das frotas de uma empresa tem como objetivo principal, maximizar a eficiência das demandas. Ao mesmo tempo, a segurança, rentabilidade e alcance de resultados deve ser estudada. Mas, quais são os maiores desafios dessa gestão e como superar cada um deles com foco em uma gestão eficiente? Vejamos: 

Erros comuns na gestão de frotas e como resolvê-los 

Quando o assunto é gestão, sabemos que existem diversos erros que fazem parte dos processos. O foco principal dos responsáveis pelo setor, está em superar esses desafios de forma estratégica. Porém, muitas vezes o que parece  algo pequeno no início, pode se tornar um grande problema. Por isso, estudar soluções é indispensável. 

Vejamos os 4 erros mais comuns na gestão de frotas nas empresas: 

Falta de planejamento 

Ter um plano de gerenciamento para seus veículos e motoristas é o primeiro passo para uma gestão bem realizada. Até porque, quando ações não são planejadas, erros se tornam mais comuns, bem como, os custos aumentam. Para ter um bom planejamento para sua frota, invista em treinamentos para os líderes e baseie-se em dados reais.  

Negligência em manutenções 

Se tem uma coisa que, quem nos acompanha sabe, é que a manutenção preventiva pode literalmente salvar vidas. Infelizmente, nem todas as empresas se preocupam com esse ponto tanto quanto deveriam. Assim, erros se tornam mais comuns e podem causar prejuízos graves tanto técnicos, quanto aos motoristas de sua de frota. 

Falta de treinamento 

É inegável que treinamentos são essenciais e fazem falta quando não se é dada a devia importância à formação continuada. Isso porque, além da desatualização, a mesmice cotidiana pode acarretar desenvolvimento de hábitos ruins em motoristas. Investir em treinamentos constantes é uma das muitas maneiras de evitar acidentes e outros possíveis erros. 

Peças de baixa qualidade 

Entre os muitos erros que podem ser cometidos durante a gestão de frotas nas empresas, certamente o investimento em peças de baixa qualidade é um dos mais graves. Isso porque, além de prejudicar os veículos, essa ação tende a colocar os motoristas em perigo, causando situações de risco à eles e outras pessoas.  

A boa notícia é que consertar erros em sua empresa e torná-la mais correta e segura leva tempo, mas é uma prática possível! Para começar a trilhar esse caminho, o primeiro passo é identificar onde os erros estão acontecendo. Assim, buscar soluções que auxiliem na minimização dessas questões se torna comum e melhora a gestão de frotas. 

Como a Dex Peças pode ajudar a gestão de frotas de sua empresa? 

A Dex Peças sabe bem como erros comuns e cotidianos tendem a prejudicar o crescimento de sua empresa. Além disso, se não resolvidos com antecedência, essas questões podem causar prejuízos financeiros irreparáveis. Sem contar, é claro, com a imagem e reputação de sua empresa para com os clientes e parceiros.  

É sabendo disso que, nós da Dex Peças, trabalhamos com foco em aprimorar operações e facilitar a vida de quem está por trás da gestão de frotas. Fazemos isso por meio das peças genuínas renovadas para caminhões e ônibus Volvo. Nossos componentes garantem segurança e economia nas empresas, evitando erros técnicos.  

Quer saber mais sobre nossos produtos? Acesse nosso portfólio!