Como fazer a manutenção correta do sistema de freios de um caminhão ou ônibus 

Para que os componentes do sistema de freios do seu veículo tenham uma boa durabilidade, é preciso cuidado! Até porque, é com base em manutenções bem realizadas e peças de qualidade, que a vida útil do veículo é mantida. Sem contar que, os freios do seu caminhão ou ônibus estão diretamente ligados à segurança. 

Sendo assim, não tem como negar a importância de estar sempre atento quanto ao correto funcionamento do sistema. Mas, como realizar manutenções adequadas que mantenham o bom desempenho do sistema de freios? No conteúdo de hoje, nós separamos 3 dicas que poderão te ajudar. 

Sendo assim, fique por aqui para conferir tudo o que preparamos para você e aprenda a cuidar ainda mais do seu caminhão ou ônibus Volvo! Além disso, ao final queremos te mostrar onde adquirir peças de alta qualidade com excelente custo-benefício. Então, vamos lá! 

Por que o sistema de freios é tão importante?  

O sistema de freios é essencial em qualquer veículo, pois está diretamente ligado à segurança do motorista e dos demais que compõe o trânsito de uma via. Confira abaixo, alguns dos motivos pelos quais os freios devem ser regularmente checados e colocados sob manutenção:  

1. Segurança 

Sendo um componente utilizado no controle da velocidade do veículo, os freios são indispensáveis para a segurança! Até porque, tanto durante o deslocamento cotidiano dos veículos, como em situações emergências, o sistema de freios ajuda na minimização da velocidade e nas paradas inesperadas, podendo salvar vidas e evitar graves acidentes. 

2. Controle 

Os freios são componentes essenciais no controle do caminhão ou ônibus durante o deslocamento, permitindo um funcionamento equilibrado. Durante condições adversas, como chuva e pista molhada, por exemplo. Nesses momentos, os freios auxiliam os motoristas a manter a velocidade adequada. 

3. Legalidade 

Para que a segurança geral seja mantida, muitas localidades exigem que os veículos estejam com o sistema de freios em dia! Isso acontece, para que a segurança nas estradas seja mantida e seja possível evitar acidentes graves causados pela negligência na manutenção.  Sendo assim, sempre cheque a condição dos freios do seu veículo.  

Além de todos esses motivos citados aqui em cima, existem ainda outras inúmeras razões pelas quais você deve estar em dia com a manutenção do veículo. Entre todas elas, a integridade do caminhão ou ônibus também deve ser destacada. Até porque, um componente defeituoso pode acabar prejudicando outras peças, causando falhas inesperadas. 

Mas, como fazer a manutenção do sistema de freios?  

Para evitar acidentes, desgastes em massa, custos altos em manutenções e muito mais, você precisa fazer a manutenção preventiva e constante do sistema de freios. Para isso, é indicado você pode levar seu caminhão ou ônibus Volvo em um profissional especializado – confira aqui a concessionária Volvo mais próxima de você. Porém, é essencial que você, dono do veículo ou motorista, realize verificações cruciais. 

Fique de olho! 

Esteja sempre atento quanto à: 

  1. Vazamentos de ar; 
  1. Pressão do ar no painel; 
  1. Superaquecimento da(s) roda(s); 
  1. Travamento da(s) roda(s); 
  1. Regulagem dos ajustadores de freio (catracas de freio); 
  1. Poluição nos reservatórios de ar; 
  1. Poluição no filtro de ar do motor; 
  1. Poluição do compressor de ar, válvula secadora e filtro secador de ar. 

Invista em peças de qualidade 

Uma das principais maneiras de manter a qualidade do sistema de freios do seu caminhão Volvo ou ônibus Volvo é investindo em peças de alta qualidade. Além disso, leve seu veículo para manutenções constantes e que sejam, de preferência, preventivas. Quer conhecer agora mesmo as peças que irão mudar o desempenho do seu carro com qualidade e custo-benefício? 

Clique aqui e confira nosso catálogo completo!