Para onde quer que você ande, uma coisa é certa: sempre terá um ônibus pronto para te levar até o local. Podemos até não parar para pensar, mas a profissão de motorista de ônibus é uma das que mais precisa de profissionais. Além disso, a capacitação desses trabalhadores visa garantir cada vez mais segurança nas ruas.
Seja no transporte público ou no privado, um profissional que atua sendo motorista desse veículo precisa cumprir alguns requisitos. Além de importantes para o dia a dia do trabalhador, eles são necessários para a segurança dos passageiros. Mas, calma, assim como em outras profissões, o processo de formação é possível.
Por mais que pareça um caminho longo, com dedicação e paciência, você consegue trabalhar na área. Sendo assim, com o intuito de te ajudar, nós da Dex Peças separamos algumas informações importantes. Continue com a leitura do material de hoje e saiba o que é necessário para trabalhar como motorista de ônibus:
Por que trabalhar como motorista de ônibus?
Para quem gosta da vida na estrada, seguir com a carreira de motorista de ônibus pode ser extremamente gratificante. Isso porque, além dos benefícios que cada empresa oferece, existem algumas outras vantagens na área. Para te ajudar a conhecer algumas delas, separamos abaixo, os 3 principais benefícios:
Segurança
Certamente, ao começar a atuar na profissão, o trabalhador poderá seguir em uma área majoritariamente CLT. Ou seja, trabalhar com carteira assinada e garantir a segurança por trás da modalidade é um grande diferencial. Assim, o profissional tem seus direitos garantidos e atua com mais segurança durante o dia a dia.
Intervalos
Trabalhando como motorista de ônibus, o profissional tem direito a ter alguns intervalos durante o dia. Tais pausas, servem como uma questão de segurança e bem-estar ao trabalhador que consegue descansar. Além disso, é possível utilizar o tempo para outras coisas, como resolver pendências pessoais burocráticas.
Comissão
Em alguns casos, é possível receber comissão de vendas pelo número de viagens realizadas. É claro que isso depende da empresa contratante, mas como motorista de viagem é uma das possibilidades. Dessa forma, além de um salário fixo, existe a possibilidade dessa bonificação que depende do número de viagens realizadas.
Como me tornar motorista de ônibus?
Assim como em outras profissões, para se tornar motorista de ônibus, existem alguns requisitos que devem ser seguidos. Cada uma dessas “etapas”, tem como propósito garantir a segurança do motorista e dos passageiros. Além disso, essas obrigatoriedades existem com foco na correta realização do serviço. São elas:
Ter mais de 21 anos de idade
Para começar a atuar na área, é preciso que o profissional já tenha completado 21 anos de idade. Isso garante que o trabalhador tenha, além de mais responsabilidade, uma idade correta para assumir as demandas. Além disso, o período garante que o motorista busque a formação antecipadamente.
Estar habilitado há 2 anos nas categorias B e C
Como mais um recurso na hora de garantir segurança e experiência do profissional, a profissão exige 2 anos de habilitação. Para isso, o trabalhador deve ter carteira nas categorias B e C. Na B, o tempo de habilitação exigido é de 2 anos, enquanto que na C com um ano já é possível atuar como motorista de ônibus profissional.
Não ter cometido infrações graves ou gravíssimas
Quando o assunto é transporte de passageiros, priorizar a segurança das pessoas é uma das ações fundamentais feita pelas empresas. Com isso, a checagem de infrações dos motoristas servem como mais uma garantia para essa segurança. Assim, apenas profissionais sem infrações gravíssimas podem ser contratados.
Além disso, é preciso realizar testes médicos e passar por alguns processos seletivos. Cada um deles visa garantir a preparação do profissional para o cargo e as responsabilidades que serão assumidas. Quer saber mais sobre a profissão? Continue aqui em nosso blog e saiba mais sobre como ser motorista de ônibus: