Diário de bordo do motorista: como fazer o melhor controle?

Mas, afinal: o que é um diário de bordo do motorista? 

Muita gente não sabe, mas motoristas utilizam um procedimento de registro de rotina conhecido como diário de bordo. Enquanto alguns profissionais e empresas optam por fazer esse controle em planilhas, muitos usam softwares. Apesar de diferentes maneiras, o registro sempre deve ser realizado e segue métricas bem parecidas. 

Basicamente, um diário de bordo é um procedimento de registro de atividades diárias realizadas pelos profissionais. Neste histórico, são incluídas as horas trabalhadas, informações sobre a viagem, descansos feitos e muito mais. Com esse registro é possível ter mais controle sobre os veículos, garantindo regularidade com as leis de trânsito. 

Mas, como ter mais controle ao fazer um diário de bordo do motorista?  

Como fazer um diário de bordo? 

Se você está precisando fazer um diário de bordo de forma autônoma, temos algumas dicas que podem te ajudar. Até porque, como já falamos por aqui, além dos profissionais que atuam junto às empresas, existem aqueles que são autônomos. Ou seja, devem fazer suas atividades e registros por conta própria.  

Mas, calma, você só precisa seguir etapas como: 

Escolha um formato 

Geralmente, os motoristas utilizam livros, cadernos ou, até mesmo, blocos de nota para realizarem seus registros. Você também pode optar por documentos online, caso prefira fazer isso de maneira mais digital.  

Inclua informações 

Tenha sempre em mente que um diário de bordo do motorista precisa ter data, hora, início e término das viagens feitas. Além disso, o local de partida, chegada, quilometragem total e tempo de viagem devem constar no documento.  

Não economize em detalhes 

Os detalhes são extremamente importantes durante o registro das atividades diárias dos motoristas. Isso porque, eles auxiliam na correta visualização daquilo que foi executado ao longo dos dias. Por isso, não economize com informações como carga transportada, pequenas interrupções, destino e outros dados.  

Registre descansos e pausas 

Como já sabemos, pausas para descanso, compra de alimentos e outras necessidades são essenciais à saúde durante as viagens. Por conta disso, essas informações não podem ficar de fora do registro dos profissionais. Assim, ter mais controle sobre seu tempo ajuda em sua organização diária. 

Faça anotações adicionais 

Um bom diário de bordo do motorista é aquele que não economiza em informações e, mesmo assim, mantém tudo organizado. Por isso, faça questão de anotar informações adicionais como pequenas manutenções e outras situações. O ponto aqui é, saber o que é relevante em sua rotina do ponto de vista profissional.  

Atualize o diário de bordo 

Faça registros diários com foco em manter seu diário atualizado e seguindo sua rotina à risca. Assim, você consegue ter uma boa organização e mais controle sobre aquilo que acontece em seu dia a dia.  

Por que ter um diário de bordo do motorista? 

O diário de bordo do motorista é um documento que auxilia na correta realização do trabalho. Da mesma maneira, ajuda os motoristas, donos de empresas e gestores a garantir direitos aos profissionais. Sem contar, é claro, com a organização financeira, de rotas, itens que devem ser carregados, históricos de manutenções e muito mais!  

Se você está precisando fazer um diário de bordo, siga as etapas que citamos acima e pesquise por modelos. Até porque, olhando para modelos prontos fica mais fácil organizar sua rotina de registros. Por fim, queremos te convidar a conferir alguns dos nossos conteúdos que foram produzidos com foco em tornar sua rotina mais fácil. 

Agora que você já conheceu o diário de bordo do motorista, fique por aqui e leia também:  

As 5 melhores dicas de economia para caminhoneiros