7 erros comuns ao comprar peças de reposição e como evitar

A compra de peças de reposição é um processo natural para quem possui veículos ou máquinas, e, deseja manter elas funcionando de maneira eficiente e segura. 

No entanto, existem vários erros bem simples que podem comprometer a qualidade e a durabilidade das peças, resultando principalmente em prejuízos financeiros. 

Abaixo, a gente te conta quais são os 7 mais frequentes – e que com certeza você pode estar cometendo -, na hora de comprar suas peças de reposição, além de como evitá-los para prolongar a vida útil do seu maquinário.

7 erros comuns ao comprar peças de reposição e como evitar

1 – Não verificar a compatibilidade da peça

O primeiro erro é o mais simples, mas, que muitas pessoas cometem diariamente: não observar exatamente qual é a peça antes de realizar a substituição.

Aqui, é preciso se atentar aos detalhes, como o modelo e ano do veículo. Modelos incompatíveis, além de causarem danos, comprometem diretamente a segurança dos colaboradores.

Como evitar: leia o manual antes de finalizar a compra, ou, tire todas as suas dúvidas diretamente com o fornecedor para entender se aquela peça é específica para o seu modelo.

2 – Optar por modelos genéricos sem garantia

Existem várias peças sendo vendidas por aí, em sua maioria, genéricas ou de baixa qualidade. As pessoas costumam comprar pelo valor tentador, porém, deixam de lado a questão sobre a durabilidade necessária. 

E é aí que o problema começa: o custo inicial mais baixo pode resultar em gastos adicionais com manutenções frequentes lá na frente (sem falar nos possíveis danos causados para seu veículo ou máquina).

Como evitar: opte por peças originais ou genuínas renovadas, sem falar na obrigatoriedade de garantia. Aqui, na Dex Peças, por exemplo, todas as nossas peças possuem essa certificação assegurada.

3 – Ignorar a procedência da peça

Ainda interligado ao ponto anterior, adquirir peças de origem duvidosa pode resultar em produtos de baixa qualidade ou falsificados, o que, naturalmente, vai prejudicar o desempenho e aumentar os riscos de falhas.

Como evitar: procure por fornecedores confiáveis e reconhecidos no mercado, como a Dex Peças, garantindo qualidade e procedência das peças.

4 – Negligenciar a inspeção da peça

Receber a peça e instalá-la sem conferir se está em perfeitas condições é outra ação que pode levar a problemas futuros. Pequenos defeitos, como rachaduras ou deformações, compromete – e muito -, o seu desempenho.

Como evitar: antes de colocá-la no lugar desejado, verifique com cuidado se não possui defeitos. 

Se possível, peça ajuda a um mecânico, ou, um especialista para avaliar o estado da peça.

5 – Focar apenas no preço

Mesmo que economizar seja importante, comprar peças de reposição levando em consideração apenas o preço, pode impactar na segurança e na durabilidade do seu veículo.

Como evitar: aqui, é essencial priorizar o custo-benefício, considerando a qualidade, procedência e quais são as garantias oferecidas pela produtora do acessório.

6 – Não observar as políticas de troca e devolução

Ao comprar suas peças, especialmente online, um dos maiores equívocos cometidos é não verificar as políticas de troca e devolução. 

E, o que fazer se a peça chega com defeito ou incompatível? É aí que os problemas vão surgir

Como evitar: confira todas as condições de troca e devolução do fornecedor antes da compra. Vale lembrar que a Dex Peças oferece garantia e facilidade em trocas para seus clientes.

7 – Não investigar o histórico do fornecedor

Comprar de uma loja desconhecida pode ser arriscado, já que pode não oferecer suporte ou peças de qualidade.

Como evitar: realize uma boa pesquisa sobre o histórico e todas as avaliações do fornecedor. Escolha empresas consolidadas, garantindo ainda mais segurança na compra.

Comprar peças de reposição exige atenção aos detalhes e escolha de fornecedores confiáveis. 

Evitar todos esses erros comuns citados acima, garante peças duráveis, de alta qualidade e compatíveis com suas necessidades, minimizando o tempo de inatividade e os custos de manutenção. Para efetuar uma compra segura e eficiente, conte com a Dex Peças, referência em peças de reposição para veículos comerciais e industriais.