Já está por dentro dos novos limites de emissão e ruído para veículos pesados? Se não, não se preocupe, confira o conteúdo que nós, da Dex Peças preparamos e fique por dentro do que vai mudar em 2022.
Como sabemos, as leis de trânsito estão constantemente em mudança. Dessa vez, o que será alterado é o limite das emissões e ruídos de veículos pesados. A modificação passa a valer no dia 1° do ano de 2022 para novos modelos de veículos pesados, e promete dar um respiro ao meio ambiente.
Vale lembrar que alterações como essas ocorrem anualmente e possuem como propósito trazer melhorias. Dessa vez, a preocupação é com a emissão de gases poluentes. Continue a leitura do artigo e saiba mais:
Novos limites de emissão para ônibus e caminhões previstos para 2022
Não é segredo para ninguém que o funcionamento diário de automóveis em todo o mundo, é um dos principais fatores na poluição do meio ambiente. Dessa forma, é necessário buscar soluções que diminuam o alto índice de poluição causado pelos veículos. A partir disso, espera-se que os motoristas sejam conscientizados e, consequentemente, o impacto ambiental seja reduzido.
Como resultado dessa preocupação, medidas são adotadas mensalmente na intenção de alcançar essa redução. Com isso, a mudança da vez se refere justamente ao que citamos nas primeiras linhas, as emissões de gases por veículos pesados.
De acordo com o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a redução dos gases promete ser considerável. Conforme pesquisas feitas pelo instituto, a diferença pode chegar a 99% na redução de poluentes de partículas finas.
Essa modificação deve reduzir também o risco de doença cardíaca isquêmica, câncer de pulmão, acidente vascular cerebral e asma. O que, como sabemos, são condições que afetam principalmente os motoristas e pedestres.
Entenda quais serão as medidas que irão proporcionar essa mudança:
Quais as mudanças nos limites da emissão de gases e ruídos por veículos pesados?
Novas medidas na redução da emissão de gases e ruídos por veículos pesados serão adotadas. Essas mudanças têm como intuito impactar positivamente a preservação do meio ambiente. Confira abaixo o que vai mudar:
Start-Stop
Para reduzir a liberação de gases poluentes, os veículos abrangidos na resolução deverão ser equipados com dispositivo que desliga o motor automaticamente após 5 minutos de funcionamento na condição de marcha lenta e veículo parado, ou seja, um sistema semelhante ao Start-Stop.
Emissões de ruídos
A redução na emissão de ruídos ocorrerá em 3 etapas diferentes:
Etapa 1: A etapa 1 começa já no dia 1° de janeiro de 2022, e irá definir limites máximos. Essas marcas irão variar entre 75 db e 80 db para ônibus e 77 db e 82 db para caminhões. Os números podem ser alterados de acordo com os modelos dos veículos.
Etapa 2: A etapa 2 tem seu início marcado somente para o dia 1° de 2027, para os modelos novos e 1° de 2028 para os demais. Os limites definidos nesta etapa, serão de 72 db e 78 db para ônibus e 75 db e 81 db para caminhões.
Etapa 3: A etapa 3 irá iniciar somente em 2032, para os modelos novos, e em 2033 para os demais. Seus limites máximos serão de 72 db e 77 db para ônibus e 74 db e 79 db para caminhões.
Para ficar por dentro de mudanças como essa, fique de olho aqui no nosso blog. Confira a nova lei na íntegra clicando aqui, e compartilhe esse conteúdo com os seus companheiros de estrada.
Leia também: Nova Lei de Trânsito