É bem provável que, em algum momento da sua vida, você já tenha ouvido falar no Maio Amarelo, certo? Mas você sabe, a fundo, o que essa ação significa e quais são seus principais objetivos?
Para te ajudar, separamos tudo o que você precisa saber sobre o Maio Amarelo neste conteúdo. Continue lendo e saiba mais.
Qual o objetivo do Maio Amarelo?
O objetivo do Maio Amarelo é promover a humanização dos números relacionados a acidentes de trânsito, chamando a atenção sobre como a impaciência e a intolerância podem refletir em nossas atitudes enquanto estamos dirigindo.
A intenção do maio amarelo é movimentar toda a sociedade a promover atividades voltadas à conscientização e à avaliação dos riscos sobre o comportamento de cada um dentro dos seus deslocamentos diários no trânsito.
Como surgiu este movimento?
A campanha Maio Amarelo teve início em 2014, motivada pela proposta da ONU, quando a mesma decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. A partir disso, as ações são sempre realizadas no mês de maio no Brasil e nos outros 26 países em todo o mundo que abraçaram a causa.
A cor amarela foi escolhida por representar a cor da advertência no trânsito, pois as placas desta coloração alertam o motorista sobre possíveis problemas à sua frente, bem como a cor amarela, no semáforo, representa a atenção.
Por que o Maio Amarelo é tão importante?
Nos últimos 10 anos, quase 2 milhões de pessoas foram feridas em acidentes de trânsito. Esses dados, disponibilizados pelo Conselho Federal de Medicina, representam que, a cada 1 hora, cerca de 20 pessoas dão entrada em um hospital de saúde pública por ferimentos de acidentes nas vias urbanas.
E, ainda, a cada 1 hora, pelo menos 5 pessoas são vítimas fatais desses acidentes e acabam perdendo a vida.
Por isso o Maio Amarelo é uma ação tão importante. Respeitando as regras e sinalizações do trânsito, estamos respeitando a nossa vida e a vida de todos que estão à nossa volta.
Por isso, lembre sempre:
- Respeite as sinalizações;
- Esteja muito bem descansado antes de pegar a estrada;
- Planeje bem as suas viagens;
- Mantenha as duas mãos ao volante;
- Evite qualquer distração;
- Respeite os limites de velocidade.