Saúde do Motorista: 7 Dicas para cuidar da saúde

Hoje a Dex Peças trouxe algumas dicas para cuidar da saúde.

Cuidar da saúde nos faz pensar diretamente em academias, alimentação a base de legumes e litros e litros de água. No entanto, nem todas as pessoas conseguem ter acesso a equipamentos de atividade física, alimentos variados e em alguns casos, nem a litros e litros de água. 

Essas diferentes realidades, nos fazem pensar no que podemos fazer para não deixar totalmente de lado os cuidados com o corpo. Aqueles que não conseguem ir até a academia, por exemplo, realizam atividades que não dependem de equipamentos específicos.

Em outras palavras, buscar opções a partir daquilo que se tem acesso é a melhor maneira de fazer adaptações. Mas como fazer essas adaptações estando a maior parte do tempo viajando? O conteúdo que preparamos para vocês hoje, fala exatamente sobre isso. Continue a leitura do nosso artigo e confira 7 dicas para a saúde do motorista:

Saúde do Motorista: 7 Dicas para cuidar da saúde

Como sabemos, os cuidados com a saúde são a principal prática que devemos ter atualmente. Beber água regularmente, se alimentar corretamente e praticar alguma atividade física, são alguns dos hábitos mais comuns entre aqueles que se preocupam com seu bem-estar.

Costumes como esses podem fazer uma diferença grande na vida de quem os pratica. No entanto, nem todas as pessoas chegam a realizar uma dessas atividades durante o dia. Por conta disso, condições como hipertensão, diabetes e outras, são as mais vistas quando analisamos a população.

Quando falamos na saúde do motorista, existem alguns cuidados que devem ser tomados para evitar imprevistos médicos. Isso porque, para que o corpo esteja bem para passar horas seguidas em viagens, alguns hábitos devem ser cultivados.

Sabendo disso, nós da Dex Peças separamos 7 dicas que irão te ajudar a levar uma vida mais saudável. Pois, como diz a frase: “Tendo saúde, o resto a gente corre atrás”:

1 – Descanse

Por se tratar de um trabalho feito a partir de prazos, muitos condutores acabam deixando de dormir para bater suas metas, e muitas vezes adiantar o serviço. No entanto, essa prática além de extremamente prejudicial à saúde do motorista, também oferece grande perigo à vida do profissional. 

Isso porque, a falta de descanso pode causar sonolência e até desmaios que acabam por consequência, provocando acidentes. Além de ameaçar a vida dos condutores, acidentes como esses podem acabar danificando a carga, o que acaba por fazer a privação do sono ainda mais perigosa.

2 – Cuide da alimentação

Por conta do cotidiano corrido, além da privação de sono, muitos profissionais passam a se alimentar de forma irregular. Essa irregularidade tende a afetar a energia dos condutores e com o passar do tempo, pode até se tornar uma questão mais séria, como a anemia.

Para que isso não ocorra, é preciso realizar pelo menos as três refeições principais do dia: café da manhã, almoço e jantar. Uma das vantagens em viajar bastante, é que os condutores podem conhecer uma grande variedade de locais e culinárias.

3 – Beba água

Como sabemos, manter o corpo bem hidratado é parte fundamental na saúde do motorista. Sabendo disso, é necessário estar sempre com uma garrafa de água em mãos. 

Existem atualmente, alguns aplicativos voltados a calcular a quantidade necessária de água que o corpo necessita, e emitir lembretes de consumo. Além de ótimas ferramentas de cálculo de quantidade de água, esses aplicativos também são ótimos para ajudar você a não esquecer de se hidratar.

Um dos mais usados, inclusive por caminhoneiros, é o Water Reminder, que você pode baixar agora mesmo, clicando aqui

4 – Fique atento à postura

Pensar em ficar sentado o dia inteiro já dá aquela dorzinha na coluna, não é mesmo? Por conta disso, é preciso estar atento à postura. Ainda mais, quando paramos para pensar na quantidade de tempo que esses trabalhadores passam dirigindo seus veículos. 

Clique aqui e veja a postura ideal. 

5 – Se alongue

Além de cuidar da postura, realizar alongamentos é indispensável para a saúde do motorista. Isso porque, alongar os músculos é essencial na circulação de sangue, o que ajuda a relaxar e evitar problemas musculares. 

Acesse a cartilha de alongamento muscular clicando aqui.

6 – Faça visitas regulares ao médico

Assim como os veículos precisam estar em constante processo de manutenção preventiva, os condutores necessitam fazer visitas regulares ao médico. Tente ir ao hospital fazer exames de check up, pelo menos de 6 em 6 meses, se mantendo em dia com sua saúde. 

7 – Cuide da sua saúde mental

Cuidar da saúde mental do motorista é tão importante quanto cuidar do bem-estar do corpo. Sendo assim, procure descansar, realizar atividades que te trazem conforto e buscar ajuda se necessário. 

Lembre-se que para uma vida saudável e feliz, corpo e mente precisam estar em harmonia. Caso você precise conversar com alguém, clique aqui, o chat é anônimo. 

Leia também: 5 dicas para dirigir a noite com segurança