Entre trabalhar como caminhoneiro autônomo ou empregado, existem muitas dúvidas que rondam esses profissionais. Além do mais, muitos deles ainda não descobriram qual é a opção mais benéfica. Com isso, se mantém em dúvidas constantes na hora de decidir a modalidade de trabalho que irão seguir.
Por mais que ambas as modalidades possuam pontos positivos e negativos, decidir é sempre uma tarefa pra lá de difícil. Para te ajudar a escolher uma das duas opções, ou pelo menos, pensar melhor sobre elas, produzimos esse conteúdo. Nele, você confere as diferenças entre ser um caminhoneiro autônomo ou empregado.
Quais as diferenças entre trabalhar como caminhoneiro autônomo ou empregado?
Independente do nome, ambas as modalidades de trabalho são empregos nos quais os motoristas podem seguir. A diferença, está em como esse trabalho é realizado. No primeiro cenário o motoristas trabalha “para si”. Ou seja, nele, o caminhoneiro escolhe quais demandas fazer, o tempo que irá levar e o valor a ser recebido. Já no segundo, o profissional possui um contrato junto à uma empresa e nela realiza as funções pré determinadas. Com isso, recebe mensalmente um salário X e trabalha dentro dos prazos estabelecidos. Apesar de menor liberdade, essa opção oferece maior segurança, visto que muitas vezes é uma modalidade de trabalho CLT.
Mas, em relação às vantagens e desvantagens, é melhor ser um caminhoneiro autônomo ou empregado? Vejamos abaixo, algumas das principais vantagens e também as principais desvantagens desse serviço. Para isso, basta continuar com a leitura do artigo!
Caminhoneiro autônomo e suas vantagens e desvantagens
Vantagens
Quando falamos nas diferenças entre caminhoneiro autônomo ou empregado, não podemos deixar de citar quais serão as vantagens e desvantagens dos serviços. Primeiro, que tal a gente conferir alguns benefícios de trabalhar nessa modalidade? A primeira vantagem, está ligada aos ganhos do profissional.
Isso porque, os caminhoneiros autônomos podem chegar a receber bem mais do que os motoristas empregados. Além dos ganhos, a flexibilidade do serviço tende a ser uma vantagem e tanto, já que o profissional decide seus horários. Além disso, tendo um campo de atuação amplo, fica ainda mais fácil voltar carregado.
Ou seja, ao deixar uma carga o profissional prontamente carrega outra e aproveita 100% de sua viagem. Outro excelente ponto, está ligado à ociosidade do serviço, já que os caminhoneiros autônomos podem alcançar maiores demandas durante os dias de trabalho.
Mas, vamos ver outros pontos de diferença entre as vantagens e desvantagens em ser um caminhoneiro autônomo ou empregado:
Desvantagens
Agora, como nada na vida é perfeito, vejamos algumas das principais desvantagens do serviço. Primeiro, não podemos deixar de citar a responsabilidade pela entrega, já que nessa modalidade o caminhoneiro que vai atrás de suas demandas. Ou seja, sem a iniciativa do profissional, não haverá trabalho, diferente do empregado.
Outra desvantagem, está ligada à segurança do profissional, já que não existem os benefícios do CLT, como o Décimo Terceiro, Férias e Seguro-desemprego. Além disso, manutenções e demais reparos nos veículos são responsabilidades do profissional.
Caminhoneiro empregado e suas vantagens e desvantagens
Vantagens
Agora, para continuar com as diferenças entre ser um caminhoneiro autônomo ou empregado, vejamos os benefícios do caminhoneiro empregado. Antes de qualquer coisa, devemos citar todos os direitos trabalhistas que envolvem uma contratação CLT. Até porque, a segurança dessa modalidade é bem maior em relação a outras.
A frequência de trabalho também é um benefício, já que o motorista empregado tem sempre suas tarefas pré determinadas. Outro ponto, está ligado à estabilidade financeira possibilitada por um salário mensal. Sem contar que as manutenções do veículo são responsabilidade da empresa e não do profissional.
Desvantagens
Agora, vamos citar as desvantagens finais do nosso artigo sobre as diferenças entre caminhoneiro autônomo ou empregado. Ao trabalhar como caminhoneiro empregado, a liberdade de trabalho diminui. Ou seja, existe um número de horas já determinadas que o profissional precisa realizar por dia e por mês de trabalho.
Além disso, por se tratar de uma contratação CLT, o salário do motorista será menor devido aos valores retirados para benefícios. Já, em relação à liberdade, cobranças serão constantes, por se tratar de uma contratação em CLT. Para finalizar essa parte, citamos ainda as viagens sem total aproveitamento.
Como escolher entre caminhoneiro autônomo ou empregado?
Para optar entre uma das duas opções, escolha a modalidade que melhor irá se encaixar em sua vida. Para isso, opte por ter um salário certo e menor, ou um salário maior ou incerto. Assim como, você deverá escolher entre maior ou menor liberdade de atuação e flexibilidade de jornada de trabalho.
Independente de sua escolha, se você será um caminhoneiro autônomo ou empregado, a Dex Peças está com você! Fique de olho em nossa página de blog para receber mais notícias sobre o mundo na estrada. Além disso, confira nossa loja virtual e garanta peças de qualidade com promoções exclusivas e mensais!
Leia também: O que levar durante as viagens de caminhão?