Visão Geral da Segurança e Saúde no Trabalho 

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, todos os anos, aproximadamente 2 milhões de homens e mulheres, cerca de 5,4 mil por dia, morrem devido a acidentes e doenças relacionados ao seu local de trabalho. 

O resultado não é diferente no setor de transporte de cargas. De acordo com o Portal G1, motoristas de caminhão são os trabalhadores formais que mais morreram, chegando a contabilizar cerca 154 motoristas mortos de fevereiro a março de 2021. O levantamento foi feito pelo Instituto Kairós Desenvolvimento Social. 

3 causas dos acidentes de trânsito com caminhões  

Normalmente, a falta de cuidado e atenção nos detalhes que estão ligados ao antes e depois da tarefa, acaba comprometendo a segurança e saúde no trabalho. Para entender melhor, veja alguns exemplos referentes à falta de procedimentos corretos. 

Distâncias percorridas em uma mesma viagem 

A pressão por cumprir prazos faz com que os motoristas percorram longas distâncias em um curto período. No entanto, isso acaba contribuindo para o aumento de acidentes envolvendo veículos de carga.  

Caminhões com excesso de cargas 

Veículos pesados demais acabam perdendo sua eficiência e segurança, especialmente em curvas e ultrapassagens. Dessa forma, por mais que você seja experiente, o excesso de carga acabará colocando sua segurança e saúde em perigo.  

Má conservação das estradas e rodovias 

As estradas e rodovias esburacadas também são fatores desencadeadores de acidentes de trânsito. A existência de buracos ou má sinalização é um grande desafio para os motoristas.  

Além disso, essa deficiência nas estradas acaba impactando negativamente os componentes do caminhão, gerando a necessidade contínua de trocas das peças.   

Faça a manutenção preventiva e mantenha a segurança e saúde no trabalho 

Não é novidade para ninguém que manter a manutenção preventiva do veículo é importante. Isso porque, além de evitar imprevistos e acidentes, ao realizar a vistoria, você consegue descobrir e trocar peças que estejam prejudicando o funcionamento do seu caminhão ou ônibus Volvo. 

Ao se prevenir, é possível manter a segurança e saúde no trabalho durante a viagem e prolongar a vida útil das peças. Por isso, para manter a sua segurança, busque estar em dia com sua manutenção preventiva e fique atento a qualquer barulho ou funcionamento estranho.  

Faça pequenas vistorias  

Alguns componentes do veículo podem ser facilmente revisados. Dessa forma, fique sempre atento aos componentes que podem ser analisados sem ajuda de um profissional. Caso identifique algo que não é possível gerenciar sem o auxílio de um especialista, leve seu caminhão até uma oficina.  

Utilize peças de qualidade 

Evite dor de cabeça, busque investir em peças de qualidade para seu veículo. Essa escolha auxilia e muito a prolongar a vida útil dos componentes do caminhão, além de manter a sua segurança e saúde.  

Para isso, invista em peças genuínas renovadas Volvo. Além da qualidade, esses componentes possuem excelente custo-benefício. Lembre-se: segurança e saúde no trabalho são prioridade sempre!  

Previna-se: Invista na Dex Peças 

O post de hoje foi elaborado para você, motorista, conhecer as principais razões desse tipo de ocorrência e, assim, evitá-las e continuar trabalhando com segurança e saúde.  

Quer ficar mais informado ou desejar adquirir peças de qualidade e com custo-benefício? Acesse nosso site e garanta suas peças! Sua segurança agradece!  

Leia mais: Quais são os componentes do caminhão que mais precisam de cuidados?